domingo, 26 de fevereiro de 2012

SEMANA DA UNIÃO CULTURAL - A ABERTURA


        Faltavam alguns minutos para as dezenove horas... era o primeiro dia do mês de dezembro de 2011. Após meses de organização, de reuniões, de trabalho, de espera e de idealizações, a I SEMANA DA UNIÃO CULTURAL havia começado com uma oficina, a tarde, e agora, a noite, teríamos a abertura oficial da Semana, com a presença do Prof. Dr. Felício Goussain Murade, Pró-Reitor da UNITAU, com o anfitrião, Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, Coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU, com os artistas que estariam expondo, e seus convidados, com o violonista Leandro Márcio Gonçalves, que abrilhantaria o evento, com a fotógrafa Gisele Barbosa, que registraria os detalhes para a posteridade, e comigo, que fui o idealizador e Curador da Semana e das exposições.

Os relógios acabavam de apontar as dezenove horas e uma aguaceira lavava o Centro de Taubaté. Os artistas estavam lá... o Prof. Mauro e eu também, além da dedicada Cláudia, do CDPH, mas o público, ah este raro ser, objeto de desejo do pintor, da atriz, do escultor, do poeta, motivo final da produção artística, este ainda estava arisco, uma ou outra pessoa andando pela Galeria Viscondessa... será que todo aquele esforço, aquela união entre Universidade de Taubaté, Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté, artistas e sonhos seria prejudicados por uma forte chuva primaveril?

A chuva foi diminuindo, talvez por intermédio dos deuses da cultura, ou então um simples desenrolar de um fenômeno natural. Logo, como se fosse uma questão de lógica aristotélica, chegou mais uma pessoa... duas, três, uma dezena... alguns minutos, mais outra dezena, e outra... o tão esperado público estava ali, como num passe de mágica, menos de meia hora após o afinar da chuva...

O evento começou. Fiz breves comentários, passei a palavra ao Prof. Mauro e depois ao Prof. Felicio... logo Leandro Márcio Gonçalves encantou a todos com seu violão e seu repertório de altíssimo nível.

Declarei aberta a I Semana da União Cultural e a Esposição “Poemas”, do Movimento União Cultural, e, um a um, fui chamando os nossos amigos para abrirem, perante o público, suas exposições...

O artista plástico Fábio Scarenzi declarou aberta sua belíssima Exposição“Pintando as Reinações de Narizinho”, com nove telas primorosas.

A ceramista Talitha Maura Cunha declarou aberta a Exposição do Ateliê de Cerâmica Artística “Terra Tátil”, em parceria com os ceramistas Alexandre Malosti e Sidnei Costa, que com paciência e doando um pouco de suas vidas, dão vida a argila.

A poetisa Lucimara Fernandes declarou aberta a exposição “Imagens e Poesias– 3 Olhares”, em parceria com os poetas Alexandre Malosti e Teresa Bendini, numa união de imagens e palavras.

A poetisa joseense Máh Luporini, declarou aberta sua Exposição “Varal de Inquietações”,com poemas de sua lavra.

E finalmente, declarei aberta, por impossibilidade da presença das artistas plásticas Fernanda Nagarotto e Mara Gonçalves, a Exposição “Imersões Contemporâneas”,onde as duas parceiras, professoras da Escola de Artes “Maestro Fêgo Camargo”,inovam e renovam a arte taubateana.

Nossa Semana prossegiu com outras atrações, fazendo o sonho tornar-se realidade, e nossa Taubaté presenciar a força da união cultural em vários aspectos.



LUIZ ANTONIO CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário