domingo, 12 de fevereiro de 2012

QUANDO UM TROVADOR VIRA SAUDADE: JOÃO DIAS MONTEIRO

João Dias Monteiro nasceu aos 29 de março de 1908, no Bairro do Tataúba, perto do Distrito de Quiririm, no Município de Taubaté, Estado de São Paulo, filho de Antonio Celedônio Monteiro e de Francisca Dias Monteiro. Seu pai, que era pequeno fazendeiro, ficou arruinado financeiramente, numa crise do café, e deixou a zona rural, junto com sua esposa e filhos, para ir morar na cidade, onde Dias Monteiro, com apenas doze anos de idade, empregou-se numa fábrica de tecidos, como tecelão.
Após algum tempo, foi morar em Areias, onde compôs seus primeiros versos, aos vinte anos de idade, na data de 17 de fevereiro de 1929, sendo que a partir daí, nunca mais parou de escrever, tendo publicado contos, crônicas, sonetos, etc, em diversas periódicos, como “O Malho”, “Fon-Fon”, “Jornal das Moças”, etc.
Trabalhou na empreendedora e saudosa fábrica têxtil taubateana “CTI”, onde, juntamente com talentos como Emílio Amadei Bherings, Félix Guisard Filho, Geraldo de Oliveira, José Pedro Saturnino, Oswaldo Barbosa Guisard, Roberto Bretherick, dentre outros, brilhou como jornalista no “CTI – Jornal”.
Foi Vereador em Taubaté, sendo uma experiência da qual não trazia boas lembranças, pois pregava a honestidade e lealdade ao povo acima de tudo, e apontava, sem temores, quando visualizava na administração pública, seja no executivo ou legislativo, irregularidades que lesavam os interesses da terra que tanto amava.
Mas foi na trova que Dias Monteiro alçou seu vôo mais alto, levando o nome de Taubaté para todos os rincões do Brasil onde se promovessem Jogos Florais e Concursos de Trovas, tendo chegado até mesmo em Portugal. Venceu concursos em diversas cidades, tais como: Anápolis, Caçapava, Caxambu, Corumbá, Curitiba, Fortaleza, Maricá, Maringá, Natal, Niterói, Nova Friburgo, Porto Alegre, Pouso Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Santos, São Gonçalo, São Lourenço, etc.
Publicou o belíssimo livro “Barcarola de Sonhos”, quando já possuía mais de 70 anos, graças ao mecenas taubateano, Sr. Carlos de Mattos Carvalho.
Hoje Dias Monteiro é saudade... foi-se embora em 1994, deixando trovas antológicas como estas:
Duvidar ninguém se atreve
de que as estrelas que eu fito
são trovas que Deus escreve
no livro azul do infinito !
Via Láctea que te espelhas
pelo céu alguém me diz,
que és a poeira das sandálias
de São Francisco de Assis.
Estas trovas e outras centenas, bem como seus inúmeros sonetos e outras composições poéticas fizeram de Dias Monteiro um dos maiores trovadores e sonetistas que o Brasil conheceu...
LUIZ ANTONIO CARDOSO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- AZEVEDO, Paulo de Campos, PRATA DA CASA –Filhos Ilustres e Cidadãos Beneméritos de Taubaté, publicação do autor, Taubaté-SP, 1987;
- MONTEIRO, João Dias, BARCAROLA DE SONHOS, Editora Zanzalás, São Paulo-SP;
- SANTOS, Péricles Nogueira, COLETÂNEA DE POETAS DE TAUBATÉ, Prefeitura Municipal de Taubaté, Taubaté-SP, 1976;
- Jornal “Vale Paraibano”, edição de 15 de abril de 1979;
- Curriculum Vitae de João Dias Monteiro, datado de 24 de outubro de 1975;

Nenhum comentário:

Postar um comentário