domingo, 15 de janeiro de 2012

UM SÁBIO DOUTOR...

 Iniciava-se o ano de 1937. Taubaté havia presenciado, há pouco mais de quatro anos, a bandeirante Revolução Constitucionalista e distanciava-se menos de três anos do início da Segunda Grande Guerra Mundial, conflito que levaria milhares de brasileiros aos campos de batalha no Velho Mundo, inclusive muitos taubateanos e valeparaibanos.
Era a década de trinta dos mundialitos de futebol, do fortalecimento do nazismo, do getulismo, da industrialização, da Intentona comunista de Prestes...
Um jovem médico, recém formado na Faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, chegava a Taubaté, para iniciar sua clínica médica. Era filho de italianos e natural de Lorena, mas havia escolhido a terra de Jacques Felix para iniciar sua carreira como médico e prosseguir sua vida cultural. Poucos saberiam dizer sobre o futuro brilhante do Doutor tão moço, mas era certo que ele iria longe, como sua seriedade e sua propensão natural à sabedoria já apontavam.
Os dias se passaram, e aquele médico mostrou-se de uma capacidade sem tamanho. Os meses voaram e sua cultura foi tornando-se evidente... incontestável... os anos prosseguiram, e ele, grande ativista da cultura e do saber, envolvia-se em todos os salutares movimentos que engrandenciam Taubaté e região... passaram-se décadas, e hoje, com 97 anos, o nosso amado Doutor Hugo de Domênico constitui-se num verdadeiro patrimônio de conhecimento, de dever cumprido, de sensibilidade humana, de caridade no sentido mais amplo do termo... de amor à humanidade, como um todo.Sinto-me um ser imensamente privilegiado, primeiro, por ter adentrado as fileiras da União Brasileira de Trovadores, em março/1999, via Seção de Taubaté-SP, e ter me tornado irmão trovador do Dr. Hugo... depois, por ter tomado posse como membro efetivo da Academia Taubateana de Letras, em maio/2000, na primeira turma eleita (em votação realizada pela Academia Paulista de Letras), ao lado dele e de mais onze acadêmicos... Deus me deu nova dádiva, permitindo que eu me tornasse paciente do sábio Doutor, e depois, em, 2009, irmão-amigo, quando tomei posse como membro do Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté, entidade da qual ele foi co-fundador em novembro/1965. Doutor Hugo escreveu e dissertou sobre diversificados temas... escreveu livros de gramática, nomenclaturas e um léxico da língua tupi... é poeta, trovador, cronista. Dedicou-se a música, ao jogo de xadrez, a aprendizagem de idiomas, ao ocultismo, a história... na área médica foi professor, diretor de hospital, delegado, diretor municipal...
Em maio/2009, meu pai, na época com 87 anos, passou dias no Pronto Socorro Municipal com fortes dores, desmaios, dentre outros sintomas... um médico “moderno” avistou um “pelote” na barriga de meu pai e apertou com força aquela região, fazendo meu pai, já bastante debilitado, gritar de dor... após utilizarem toda a tecnologia atual, deram alta, sem ao menos sugerir qual seria o problema. Imediatamente o levamos ao Dr. Hugo, que, com toda sua gentileza e infinda luz, examinou meu pai com carinho, como se ali estivesse um filho... o mais interessante é que ele realizou os exames com suas mãos, tocando os dedos experientes na barriga de meu pai! Em conversa reservada comigo e com minha irmã, o Doutor disse que meu pai tinha um tumor, na região do intestino, que já devia estar obstruindo o sistema digestivo e pressionando a apêndice, e que provavelmente tratava-se de tumor benigno, mas somente a biópsia iria dizer ao certo... ele fez uma carta de internação asseverando a premência da intervenção cirúrgica, e os procedimentos foram realizados e após semanas, a biópsia confirmava detalhadamente o que o Doutor Hugo havia diagnosticado.
O caso do meu pai, que neste ano completa 91 anos, é apenas um, dentre milhares de outros.
Doutor Hugo é o atual decano dos médicos paulistas e decano do Clube dos 21 Irmãos-Amigos de Taubaté. É membro honorário do Rotary Club, membro remido da Ordem Rosacruz e o de maior idade dentre os efetivos da Academia Taubateana de Letras.
Com grande alegria concedemos, em nome do Movimento União Cultural, o Prêmio UNIÃO CULTURAL 2011 nas categorias MEDICINA e CULTURA GERAL, sendo ele o único a receber em duas categorias distintas. Na verdade o maior dos prêmios quem recebeu foi Taubaté e seu povo, quando, no longínquo 1936, o jovem formando em medicina traçou em seu roteiro de vida a cidade de Taubaté como destino. Somos eternamente gratos ao Senhor, Doutor Hugo!
LUIZ ANTONIO CARDOSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário