segunda-feira, 19 de março de 2012

OS RUMOS DA CULTURA

Muito se tem falado sobre a literatura, as artes e a cultura no Vale do Paraíba e sobre os rumos que nossos artistas e escritores tem tomado. Vivendo neste mundo globalizado, onde o acesso às informações está a cada dia mais fácil, ainda é difícil entender como, em certas localidades, a arte e em especial a literatura parece estar estagnada, em alguns sentidos.
É dificil entender grupos literários, musicais, teatrais e de outros segmentos artísticos, estarem fixados tão próximos dos dois grandes centros culturais do país - São Paulo e Rio de Janeiro - e participarem tão pouco dos eventos daqueles verdadeiros oásis de artes e literatura!
É muito dificil de entender certos dirigentes culturais e autoridades públicas no campo da política cultural fecharem-se em grupos muitas vezes elitistas, que se propõem apenas a auto cultuarem suas próprias artes e escritos, algumas vezes banais, dificultando o acesso a muitos poetas e artistas, que, irmãos em sonhos, buscam participar com muita boa vontade da vida cultural de nossa região.
É praticamente impossível não conceber aquela velha visão de uma escada, com degraus infindos, onde, um grupo que possui o comando cultural está posicionado no segundo degrau, e fica impedindo a passagem dos outros cidadãos, artistas e escritores que estão no primeiro, como se fossem os proprietários de todo conhecimento. Enquanto nossos colegas paulistanos e cariocas, dentre outros, sobem degraus a passos largos, ficamos aqui nos primeiros e segundos degraus, uns preocupados em manter aquela pseudo posição de superioridade, tão efêmera e ilusória, e outros, tentando seguir os passos de quem não sai do lugar.
É premente, para nós, valeparaibanos, globalizarmos nossas ideias, nossos conceitos, nossos passos futuros... é urgente a integração com nossos colegas das capitais ora mencionadas e de outros pontos do mundo, para a tão necessária troca de informações, o aumento do círculo de amizades, e para que nossa arte não fique circulando apenas em nossos restritos grupos e em nossos espaços virtuais, as vezes tão pouco visitados.
A internet é uma realidade, inegável... deve ser utilizada e nos leva a distâncias colossais, porém, enquanto humanos que somos é indispensável que mostremos, vez ou outra, sempre que possível, nossas caras, para que todos saibam que existimos, que somos de carne e osso, e que no Vale do Paraíba se produz arte, literatura, cultura e que os artistas vão a luta, saem de seus casulos, de suas tocas, de seus lares...
A arte é universal. O artista e o poeta, enquanto criadores de algo universal, não devem ficar eternamente circulando num segundo degrau... muito menos num primeiro! Subamos a escada, rumo ao desconhecido!
LUIZ ANTONIO CARDOSO

3 comentários:

  1. Luiz, parabéns,...mais uma vez mandou muito bem no artigo... gostei muito desse em especial, pois tira uma foto instantânea de nossa realidade regional relacionada as artes,cultura de forma geral... Parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos artigos, eles resgatam a literatura taubateana!

    Célio Beserra

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo, uma visão até lógica, mas pouca observada e quase nunca posta em prática. Parabéns!!!
    André Bianc

    ResponderExcluir